Não é recente, mas de março de 2018, um vídeo que circula nas redes sociais que mostra um protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara Municipal de Guarapuava (PR) (veja aqui). As imagens foram gravadas quando os vereadores aprovaram moção de repúdio a uma visita programada pelo petista à cidade naquele ano.
Publicações com o vídeo fora do contexto original acumulavam ao menos mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (5).
Guarapuava-PR deu um a zero em Lula. Sem violência a população ocupou desde cedo a câmara de vereadores. Quando Lula chegou não cabia mais ninguém. Os mortadelas ficaram de fora. Lula teve que aguentar isso aí.
Não é atual o vídeo que circula nas redes sociais que exibe um protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara Municipal de Guarapuava (PR). Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que as cenas foram gravadas em 26 de março de 2018 durante sessão que aprovou uma moção de repúdio proposta pelo ex-vereador Valdomiro Batista (PRB) à visita de Lula à cidade paranaense. O mesmo vídeo foi veiculado no perfil oficial do deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL-PR) no dia 27.
O ex-presidente não estava em Guarapuava na ocasião. A visita do petista à cidade estava programada para acontecer no dia seguinte (28), mas foi cancelada após ataques a dois ônibus de sua caravana entre as cidades de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.
Na época, Lula passou por outros episódios de hostilidade em visitas à região Sul, como nas cidades de Bagé (RS) e São Miguel do Oeste (SC). Em pesquisas na imprensa e em mecanismos de busca, Aos Fatos não localizou registros de protestos recentes contra Lula em Guarapuava.
Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.