schema:text
| - É falso que a BYD presenteou Lula (PT) com um carro zero-quilômetro após visita de representantes da empresa ao presidente, conforme mostram publicações nas redes sociais.
A BYD, em seu site, e o governo, em nota ao UOL Confere, afirmaram que se trata de um comodato (empréstimo com prazo de devolução).
O que diz o post
"Você está pagando esse 'presentinho' do Lula! [...] Lula ganha carro 0km da BYD após visita de representantes da empresa", diz o texto sobreposto à imagem, que mostra o presidente, a primeira-dama, Janja da Silva, e representantes da BYD com um carro vermelho ao fundo.
Por que é falso
Veículo é emprestado e não doado, segundo o governo e a BYD (aqui).
A empresa não doou o veículo. Ele foi cedido, em regime de comodato, para utilização da Presidência da República. O automóvel não está em posse do presidente e não será utilizado em comboios. O prazo de vigência do contrato é de um ano, conforme consta no extrato de comodato publicado no Diário Oficial da União, no dia 25/01/2024.
Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em nota ao UOL Confere
Uma reunião na manhã desta quarta-feira (24/01) no Palácio da Alvorada, em Brasília, marcou a entrega de um modelo BYD Tan para uso em comodato pela Presidência da República durante o prazo de um ano.
BYD, em nota publicada no próprio site
Lula ficará com o carro até janeiro de 2025. Em contrato (aqui) publicado no Diário Oficial (aqui), a cláusula segunda diz que o comodato vale até 23 de janeiro de 2025.
O conteúdo também foi checado pela Lupa (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
|