schema:text
| - “A internet tem de ser reformada, existe demasiada desinformação por aí. Este será o próximo passo do ‘Great Reset’, afirmou Klaus Schwab“, destaca-se numa publicação no Facebook. A imagem divulgada mostra um alegado tweet proveniente da conta oficial do Fórum Económico Mundial (FEM).
Klaus Schwab é um economista alemão, fundador e presidente executivo do FEM, alvo recorrente de teorias da conspiração. O Polígrafo já verificou diversas informações falsas sobre Schwab e a organização que preside.
A publicação em análise transmite informação verdadeira?
Em primeiro lugar, o projeto “Great Reset” é uma iniciativa real promovida pelo FEM. Tal como esclarece a organização no seu site oficial, o seu objetivo é apelar “aos intervenientes globais para cooperarem na gestão simultânea das consequências diretas da crise provocada pela Covid-19”.
No entanto, não é possível encontrar o tweet em análise, ou o seu conteúdo, na conta oficial da organização. Tal como apurou o “Check Your Fact“, também não existem notícias ou outros registos que comprovem que Schwab tenha apelado a uma “reforma da Internet” ou afirmado que este seria o próximo passo do projeto “Great Reset”.
A plataforma de verificação de factos contactou ainda o FEM que garantiu que o fundador e presidente executivo da ONG “nunca proferiu tal afirmação“.
Durante a pandemia de Covid-19 começaram a ser criadas e propagadas várias teorias da conspiração relacionadas com a iniciativa ‘Great Reset’, associando a doença a um plano gerido pela “elite global”, com o objetivo de controlar a população mundial. Apesar da propagação massiva desta tese, principalmente nas redes sociais e entre negacionistas da Covid-19 e das vacinas, não existem provas que fundamentem a teoria.
___________________________________
Avaliação do Polígrafo:
|