schema:text
| - Publicações nas redes sociais enganam ao atribuir a um almoço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na recente visita a Portugal uma conta de 9.400 euros em um restaurante. É possível observar na foto que circula com a alegação enganosa que o cupom fiscal foi emitido em 16 de novembro de 2022, quando o petista estava no Egito.
O conteúdo falso acumulava ao menos 65 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (25).
O garçom tirou cópia da conta do Lula no almoço com seus comparsas, em Portugal. Uma bagatela de 9.400 euros, 52.360 reais.
Não é verdade que a nota fiscal de 9.400 euros mostrada em foto que circula nas redes representa o consumo do presidente Lula e de sua comitiva em um almoço recente em Portugal. A conta com esse montante (cerca de R$ 52 mil, na cotação atual) foi emitida em 16 de novembro de 2022 pelo restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa. O petista não estava no país europeu nessa data, mas no Egito.
A imagem dessa mesma nota também circulou nas redes no final do ano passado, quando Lula passou pela Europa após participar da COP 27, no Egito. O petista, no entanto, desembarcou em Portugal apenas no dia 18 de novembro, dois dias depois da data de emissão do documento mostrado na foto.
Lula esteve em Portugal entre a última sexta-feira (21) e a manhã desta terça-feira (25). Durante sua estadia no país europeu, usuários compartilharam nas redes uma série de vídeos editados e gravações fora de contexto para sugerir que o presidente não teria sido bem recebido pelos portugueses. Lula está, neste momento, em Madri, onde irá se encontrar com centrais sindicais e participar do Fórum Empresarial Brasil-Espanha.
|