schema:text
| - Inês Sousa Real, vestida com a t-shirt do equipamento principal do Sporting, tirou uma fotografia ao lado de um cão da raça Akita Inua. A líder do PAN, partido que é contra a compra de animais e defensor da adoção, foi de imediato alvo de críticas, em publicações que começaram em meados de junho, mas que continuam a circular, algumas de forma viral, pelas redes sociais. Escreviam os críticos nessas publicações: “A líder do PAN não adota, como incute aos outros…mas comprou um cão das raças mais caras do MUNDO… raça japonesaa Akita Inu. Opa dá vontade de rir…como ainda há tristes que vão atrás”. Ora, embora a fotografia seja verdadeira, a publicação é falsa: o cão não é de Inês Sousa Real e os dois animais de companhia que tem foram adotados.
A assessoria do PAN admite que a fotografia é verdadeira e que foi colocada nas redes sociais pelalíder do PAN: “Trata-se de um post feito pela própria Inês Sousa Real no dia dos festejos do Sporting, em que estava acompanhada de outras pessoas”. O animal seria, portanto, de amigos de Inês Sousa Real que, na noite de 11 de maio de 2021, celebravam com a porta-voz do PAN a conquista do campeonato de futebol.
O PAN diz ainda de forma muito clara, em respostas enviadas ao Observador que “o animal que consta na imagem não é da porta-voz do PAN”. O mesmo esclarecimento já tinha sido dado pelo partido anteriormente num fact check realizado pelo Polígrafo.
Nas respostas ao Observador, a assessoria do PAN acrescenta ainda que “os animais que Inês de Sousa Real detém foram adotados (neste momento, tem uma cadela e um gato)”. A líder do PAN partilha as fotografias desses dois animais (a cadela Luna e o gato Mikas) com frequência nas redes sociais.
Ao contrário de outras fotografias do dia 11 de maio, dia em que o Sporting se sagrou campeão nacional, como esta em que Inês Sousa Real aparece com o gato Mikas, a fotografia com o cão da raça Akita Inua já não é possível encontrar nem no Facebook nem no Instagram de Inês Sousa Real, o que sugere que — após a polémica — a líder do PAN terá apagado a fotografia.
Conclusão
A fotografia que mostra a líder do PAN com um cão de raça Akita Inua é verdadeira, mas é acompanhada de várias informações ou suposições falsas. Ao contrário do que diz a publicação, Inês Sousa Real não comprou o animal, tendo simplesmente posado ao lado do animal de companhia de amigos sportinguistas com quem festejou o título nacional de futebol a 11 de maio. Mais do que isso: os dois animais de companhia da porta-voz do PAN são adotados, em coerência com aquilo que o partido defende.
Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
|