Não é verdade que um programa de televisão holandês ofereceu brinquedos sexuais para crianças, como alegam publicações nas redes sociais. A filmagem difundida pelas peças desinformativas tira de contexto uma campanha contra exploração sexual infantil realizada pela ONG holandesa Free a Girl.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 16 mil curtidas no Instagram, centenas de compartilhamentos no Facebook e 245 mil visualizações no Twitter até a tarde desta quarta-feira (9).
Nosso mundo está doente! Programa de Televisão da Holanda ofereceu esses “brinquedos” para as crianças!
Publicações nas redes enganam ao alegar que um programa de TV holandês ofereceu brinquedos sexuais para crianças. Na realidade, as publicações enganosas tiram de contexto uma ação publicitária contra a exploração sexual infantil lançada em maio de 2017 pela ONG Free A Girl.
Intitulada “Sex Is Not A Child’s Play” (“sexo não é uma brincadeira infantil”), a campanha inicia mostrando meninas desempacotando caixas contendo brinquedos sexuais e especulando sobre o uso das peças, com ideias que vão desde um acessório para cabelos a um “golfinho voador”. Em seguida, o vídeo exibe a mensagem: “Imaginação inocente para estas garotas. Realidade horrível para outras”, junto à filmagem de uma criança sendo vendida para fins de exploração sexual.
A campanha foi lançada como parte da “semana contra a prostituição infantil”, entre 15 a 21 de maio de 2017, na Holanda, cujo objetivo era arrecadar fundos para combater a exploração sexual de meninas. O vídeo completo da ação está disponível no Vimeo.