schema:text
| - Não há evidência de que Trump foi chamado de 'idiota' por sua mãe
Não há evidências de que a mãe de Donald Trump, Mary Anne Trump, o chamou de "idiota" e teria dito que ele seria um "desastre na política". Postagens circulam com uma foto antiga dos dois acompanhada da legenda desinformativa.
A alegação já foi desmentida nos Estados Unidos por sites de verificação de fatos ao menos desde 2019.
O UOL Confere considera insustentável quando não há nenhum dado público que possa sustentar a alegação checada.
O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Uma foto de Donald Trump com a sua mãe, Mary Anne Trump, em preto e branco é compartilhado com a seguinte citação atribuída a ela: "Sim, ele é um idiota há anos, sem bom senso e sem habilidades sociais, mas ele é meu filho. Só espero que ele nunca entre na política. Ele seria um desastre. Mary Anne Trump".
O conteúdo circula em inglês nas redes sociais há anos e a declaração foi traduzida para o português.
Por que é insustentável
Conteúdo desmentido nos EUA. Serviços de verificação de fatos dos Estados Unidos como Snopes, PolitFact e Reuters já desmentiram a suposta citação atribuída à mãe do presidente Donald Trump entre 2019 e 2020 (confira aqui, aqui e aqui - em inglês). O Snopes voltou a desmentir a alegação este ano (aqui - em inglês).
Sem evidência. Segundo o Snopes, não há registro em jornais digitalizados, revistas, periódicos, livros ou páginas web arquivadas da suposta citação de Mary Anne McLeod Trump. Dessa forma, não foi possível identificar nem verificar a autenticidade da alegação. A mãe de Donald Trump morreu no ano 2000.
Foto usada no post foi publicada pela revista The New Yorker em 2016. A publicação fez um perfil sobre Mary Anne McLeod Trump com o título "a mãe imigrante de Donald Trump" em junho daquele ano (aqui). Pela busca reversa na ferramenta TineEye, esta é a correspondência mais antiga da foto na internet. A imagem de Trump ao lado da mãe é usada para ilustrar o perfil, mas sem qualquer referência à suposta fala de Mary Anne (aqui - em inglês - e abaixo).
Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 1.000 curtidas.
Este conteúdo também foi verificado por Reuters e Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
|