schema:text
| - Publicações nas redes sociais usam imagens da cerimônia de recepção ao presidente francês Emmanuel Macron em Brasília para alegar que o evento estava esvaziado. A cerimônia, no entanto, não foi aberta ao público.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Vídeos usam imagens da cerimônia de recepção a Macron em Brasília, no dia 28 de março, mostrando espaços vazios no entorno e afirmam que o evento estava vazio. "Esqueceram de avisar a população para comparecer e fortalecer o evento", diz a voz em uma narração.
Por que é distorcido
O evento não foi aberto ao público geral. Segundo a Secretaria de Comunicação do governo federal, a cerimônia teve a presença apenas de convidados e da imprensa. "Não houve qualquer chamamento para participação da população", afirma a Secom.
Região estava fechada. O órgão diz ainda que a Esplanada dos Ministérios foi interditada para acesso de carros durante a cerimônia, mas estava liberada para pedestres. A interdição foi noticiada pelo governo com antecedência (veja aqui), e por veículos da imprensa (aqui e aqui).
Lula recebeu Macron em Brasília. O objetivo do encontro foi uma reunião bilaterial que contou com assinatura de atos de cooperação. Ele também visitou o Congresso Nacional, onde se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco. Macron esteve no Brasil e cumpriu agenda com o governo em Belém, Rio, São Paulo e Brasília entre os dias 26 e 28 de março (leia aqui e aqui).
Viralização: Um vídeo com o conteúdo distorcido postado no Instagram tinha, até quarta-feira (3), 1,1 milhão de visualizações, 76,6 mil curtidas e 9.700 comentários.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
|