schema:text
| - É falso que um vídeo mostra o momento em que as Forças de Defesa de Israel destruíram um túnel repleto de explosivos construído pelo grupo extremista palestino Hamas, como alegam publicações nas redes. A gravação original foi feita em dezembro de 2016 e registra uma explosão ocorrida em um mercado de fogos de artifício na cidade de Tultepec, no México.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 4.000 curtidas no Instagram e 360 mil visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (14). O conteúdo circula também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
URGENTE Israel explode túnel do Hamas cheio de explosivos! STRIKE!
Um vídeo que mostra diversas explosões simultâneas tem circulado nas redes como se registrasse o momento em que o Exército de Israel destruiu um túnel do Hamas repleto de explosivos. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a gravação na verdade foi feita em dezembro de 2016 na cidade de Tultepec, no México, durante uma explosão ocorrida no mercado San Pablito, especializado na venda de fogos de artifício. Ao menos 40 pessoas morreram em decorrência do incidente.
Conhecido como a capital mexicana da pirotecnia, o município foi palco de uma série de outros incidentes similares. Em setembro de 2005, por exemplo, explosões no mercado de foguetes Santiaguito feriram 57 pessoas. Quase um ano depois, um incêndio destruiu o mercado de San Pablito. Meses após a restauração, outra explosão ocorreu no local.
Túneis do Hamas. Na última semana, Aos Fatos desmentiu outra peça de desinformação que tirava de contexto uma reportagem sobre escavações feitas pelo movimento xiita libanês Hezbollah para alegar que se tratavam de túneis do Hamas.
É fato, no entanto, que o grupo extremista palestino controla um extenso labirinto de passagens subterrâneas na Faixa de Gaza e que recentemente o Exército de Israel afirmou ter destruído mais de 130 dessas escavações.
|