schema:text
| - Um vídeo que mostra um palestino caindo ao chão após confrontar soldados israelenses não é recente, mas de 2015.
A gravação também não possui qualquer relação com a atual guerra entre Hamas e Israel, iniciada em outubro deste ano.
O que diz o post
Compartilhado em plataformas como Facebook e Instagram, o vídeo mostra um idoso confrontando soldados israelenses com o dedo em riste. Sobreposto à imagem, está escrito: "Pallywood em ação. Leia a descrição... Compartilhe".
O termo "Pallywood" é em referência a uma suposta "Hollywood Palestina", para dar a entender que os palestinos fingem ser atacados e mortos pelas tropas de Israel. Na legenda, é reforçada a ideia de que os moradores da Palestina supostamente fingem sofrer ferimentos graves em meio às investidas do estado judeu. Veja o que está escrito:
"And the Oscar goes to (E o Oscar vai para, na tradução livre para o português)... Um palestino discutindo com um grupo de militares israelenses. Durante a discussão, o homem cai sozinho no chão. Imediatamente surgem várias câmeras e repórteres por todos os lados, convergindo sobre o homem que caiu sozinho. Em menos de 1 minuto aparecem paramédicos e ambulâncias que o levam para o hospital, sempre sob o olhar atento de vários repórteres. Esse é o chamado Pallywood, uma técnica muito usada pelos palestinos para distorcer a realidade e moldar a opinião pública a seu favor".
Por que é falso
Gravação original é de 12 de outubro de 2015, feita na cidade de Hebrom, na Cisjordânia, conforme é possível verificar em busca reversa no Google (veja aqui e aqui).
Versão estendida do vídeo foi divulgada na época pelo jornal britânico Independent (aqui) e pelo canal de televisão Euronews (aqui). Segundo o jornal britânico, o idoso foi identificado como Ziyad Haleel, na ocasião com 65 anos. É possível afirmar que se trata da mesma pessoa - ao se comparar as imagens com as usadas no post desinformativo - por conta das vestimentas do idoso, dos uniformes dos militares e por detalhes do local, como o meio-fio pintado nas cores vermelho e branco e alguns destroços espalhados pelo chão. Veja no gravação abaixo, de 2015:
No vídeo original, Ziyad confronta soldados israelenses e questiona "por que eles disparam contra as crianças", segundo o Independent. Pouco tempo depois, o idoso leva uma das mãos ao peito e, em seguida, cai no chão. Os soldados apenas olham, enquanto ele é socorrido por um grupo de jornalistas. O palestino foi hospitalizado e sofreu pequenos hematomas em decorrência da queda. Posteriormente, ele concedeu entrevista à rede Al Jazeera, do Qatar (veja aqui).
Postagens falsas que acusam palestinos na Faixa de Gaza de fingirem a própria morte e ferimentos decorrentes de ataques israelenses têm sido compartilhadas nas redes desde a deflagração da guerra em 7 de outubro de 2023.
O UOL Confere já demonstrou que um vídeo de 2013, feito na Síria, voltou a circular como se mostrasse integrantes do Hamas se fingindo de mortos no contexto da atual guerra com Israel (aqui). A agência de checagens da AFP também já desmentiu postagens que acusavam palestinos de forjarem ferimentos (aqui).
Viralização. As postagens constam, nesta quinta-feira (21), com 947.450 visualizações, 65.200 curtidas, 2.121 compartilhamentos e 4.230 comentários no Instagram. No Twitter, são 1,5 milhão de visualizações, 20 mil curtidas, 5 mil compartilhamentos e mil comentários. No Facebook, são mais de 2 mil visualizações, 300 curtidas e 60 comentários.
Este conteúdo também foi checado pela agência AFP (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
|