schema:text
| - Através de múltiplas publicações no Facebook e no Twitter, está a propagar-se uma imagem que mostra dois globos terrestres à venda numa loja de brinquedos: aparentemente, um tem oceanos cor-de-rosa para as raparigas e o outro tem oceanos azuis para os rapazes.
Confirma-se que esses dois globos estão à venda, diferenciando a cor dos oceanos entre raparigas (cor-de-rosa) e rapazes (azuis), como as legendas ou comentários das publicações sugerem?
Confirma-se que a imagem é autêntica, os dois globos estão mesmo à venda, mas é falso que se diferencie a cor dos oceanos entre raparigas e rapazes.
O globo com oceanos cor-de-rosa é produzido e comercializado pela marca Giacomino e está disponível para venda em diversas lojas online, nomeadamente na GlobeStore.
Ora, na imagem e descrição do produto verifica-se que é um globo com a distribuição de espécies de animais na geografia mundial e dirigido a crianças em geral, raparigas e rapazes.
Ou seja, não há qualquer distinção ou estereótipo sexista no globo em causa que, de facto, tem oceanos cor-de-rosa em vez de azuis.
A distinção cromática resulta portanto de um critério temático.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
Avaliação do Polígrafo:
|