schema:text
| - Não há registro de massacre indígena no Brasil em 2019
Uma denúncia de um suposto massacre indígena tem viralizado nas redes sociais desde o final de semana. De acordo com o texto, quase 20 índios foram mortos no Brasil no último domingo (6).
O ódio venceu: 19 índios assassinados hoje, por defenderem suas terras. Que esse sangue seja cobrado de todos que votaram B17
A mensagem não informa, no entanto, aonde ocorreram as mortes nem em quais circunstâncias.
FALSO: Não há registro de massacre indígena em 2019
A mensagem tem conteúdo falso. Tanto a Funai (Fundação Nacional do Índio) quanto ONGs internacionais não têm registro de fato como este.
Ao UOL, a Funai diz não ter registrado nenhum assassinato indígena neste ano. O órgão argumenta que tomaria conhecimento se tivesse havido "um incidente desta magnitude".
A Survival International, principal organização global de defesa do povo indígena, atuante no Brasil, também alegou não ter conhecimento desta suposta série de assassinatos.
Segundo a ONG, neste ano já houve "vários ataques" a índios no país, mas nada neste porte nem registro de algum assassinato.
O UOL encontrou ainda o autor da mensagem que viralizou no Facebook, mas ele não respondeu às tentativas de esclarecimento por parte da reportagem.
Até o início da noite da última terça-feira (8), a publicação já tinha mais de 31 mil compartilhamentos e 3,3 mil reações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
|