schema:text
| - “O novo coronavírus ainda é um vírus que encerra muitos mistérios e parece que vão surgindo novos sintomas. O último sintoma descoberto são lesões na pele que surgem em crianças e adolescentes. Nos últimos dias têm surgido muito em jovens infetados com o Covid-19 em Itália e Espanha. Estas lesões na pele surgem essencialmente nos pés e nas mãos e têm uma cor avermelhada. Podem ser erupções na pele, urticária ou erupção variceliforme”, destaca-se na publicação em causa.
“De resto, muitos têm sido os médicos e dermatologistas espanhóis e italianos a partilharem relatos destas manifestações cutâneas associadas ao coronavírus. Embora as crianças e adolescentes sem doenças crónicas não se enquadrem na população de risco, todo o cuidado é pouco”, conclui-se.
Verdade ou falsidade?
Fonte oficial da Direção-Geral de Saúde afirma ao Polígrafo que “estão descritos casos com manifestações dermatológicas, no entanto a sua ligação à Covid-19 está ainda a ser investigada”.
De acordo com um estudo italiano intitulado “Manifestações cutâneas em pacientes de Covid-19: uma primeira perspetiva”, no qual médicos dermatologistas visitaram 88 doentes infetados pelo novo coronavírus, foi detetado que, nestes doentes, 20,4% desenvolveram manifestações cutâneas (14 doentes com rash eritematoso, três com urticária generalizada e um com vesículas semelhantes a varicela). Porém, a idade dos pacientes não foi descrita.
Devido a estas suspeitas, o Conselho Nacional de Podologia espanhol iniciou no dia 9 de abril um registo para adolescentes e crianças com estas manifestações que estejam diagnosticados com Covid-19. Porém, a mesma entidade sublinha que “devido ao pouco tempo que passou, ainda não se pode falar de evidência científica.” A Academia Americana de Dermatologia iniciou um registo semelhante, mas para doentes de todas as idades.
A mesma fonte da DGS sublinha, porém, que “ainda não são conhecidos quaisquer resultados destes registos” e que “devido à variedade de manifestações dermatológicas que têm sido reportados em doentes com Covid-19 não se estabeleceu ainda qualquer associação.”
Tendo em conta que a relação entre estas lesões e a doença causada pelo novo coronavírus ainda está a ser investigada pela comunidade médica, optamos pela classificação intermédia de impreciso.
__________________________
Nota editorial 1: este texto foi produzido pela redação do Polígrafo e cientificamente validado pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito de uma parceria estabelecida entre as duas entidades a propósito de um tema que se reveste de um inquestionável interesse público.
Nota editorial 2: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Parcialmente falso: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|