| schema:text
| - Está a circular nas redes sociais uma fotografia de Lula da Silva com um homem que, segundo as publicações que têm vindo a ser partilhadas nos últimos dias, é “MisterM”, um “traficante” e “assassino”.
“Lula vai governar para essa gente. Fato. É seu direito votar no Lula, mas é meu dever mostrar à quem Lula governará”, lê-se num post partilhado no Instagram, que coloca uma fotografia de um homem com Lula da Silva. Na publicação aparece ainda outra imagem de dois homens armados, mas nenhum aparenta ser o que está ao lado do antigo Presidente brasileiro.
De acordo com o Aos Factos, o homem fotografado ao lado de Lula da Silva durante uma visita ao Complexo do Alemão, bairro no Rio de Janeiro, é Diego da Silva Santos, ator, modelo e jogador de futebol americano. No meio artístico é conhecido como Diego Raymond, mas anteriormente já chegou a ser apelidado de “Mister M”.
São falsas as acusações de que Diego Raymond seja “traficante” ou “assassino”. O ator entregou-se à polícia em 2010 após a ocupação do Complexo do Alemão pelas autoridades. Ficou preso durante nove meses e, depois, foi absolvido das acusações de associação ao tráfico.
Este ano, Diego participou em séries do Globoplay, plataforma de streaming da Globo, como “O jogo que mudou a história”e “A divisão”. O ator declarou também que iria votar em Lula da Silva nas eleições brasileiras, um voto “contra quem criminaliza a pobreza” e para que possa “andar de cabeça erguida na rua sabendo que o pobre e o preto são tratados como iguais”.
Diego Raymond reagiu às publicações partilhadas por apoiantes de Bolsonaro e que o associam ao tráfico de drogas. No Instagram, o modelo relembrou que foi “absolvido de todas as acusações” e que “teve uma origem difícil, como a maior parte dos brasileiros”, mas que “segue a luta diária do preto e pobre”.
No site oficial de Lula da Silva também foi partilhada uma reação às publicações que descreviam Diego Raymond como “traficante” e “assassino”. “O bolsonarismo está espalhando a selfie do ator Diego Raymond com Lula (deve ser inveja, só pode!) para insinuar que o ex-presidente apoiaria traficantes e bandidos. Isso é fake news e um grande desrespeito!”, lê-se no texto.
Conclusão
Não é verdade que Lula da Silva tenha tirado uma fotografia com um “traficante” e “assassino” no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O homem que aparece ao lado do ex-presidente brasileiro é Diego Raymond, ator, modelo e jogador de futebol americano.
Em 2010, Diego foi preso durante nove meses e depois foi absolvido das acusações de associação ao tráfico. No Instagram, após apoiantes de Bolsonaro terem partilhado publicações que indicavam que era um “traficante”, o ator relembrou que foi “absolvido de todas as acusações”. No site oficial de Lula da Silva, também foi partilhado um texto onde era explicado que as publicações eram “fake news” e um “grande desrespeito”.
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|