schema:text
| - Um vídeo mostra Mike Pence, ex-vice-presidente dos EUA durante o mandato de Donald Trump, no que parece ser um incentivo ao voto na candidata democrata nas eleições presidenciais de 5 de novembro. Nas imagens, ouve-se Pence a dizer “votem em Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos ou em Tim Walz, seu parceiro de corrida. Ponto final parágrafo”.
As imagens circulam no Facebook e no Instagram, vendo-se Mike Pence sentado no palco de um evento chamado “The Gathering”, em agosto passado, e a conversar com o apresentador de rádio conservador Erick Erickson. A primeira frase que se ouve no vídeo que está a circular é a que parece ser um apoio à candidata e contra o Presidente de quem foi vice na Casa Branca, Donald Trump.
O vídeo foi editado de forma a cortar a frase original de Pence em que é dito precisamente o contrário do que aqui aparece. No vídeo com a intervenção completa é possível verificar, aos 5:35, que o que Mike Pence diz é que “nunca poderia votar em Kamala Harris como presidente dos Estados Unidos ou em Tim Walz. Ponto final parágrafo”.
A sua posição sobre Trump não deixa, no entanto, de ser crítica. E na continuação dessa mesma frase, Pence também assume: “Também precisamos de pensar sobre quem somos como conservadores.” Numa entrevista à Fox News, em março passado, o antigo vice-presidente disse que não apoiaria Trump numa nova corrida presidencial e explicou a decisão com o que acontecera depois das últimas eleições, quando em janeiro de 2021 aconteceu o ataque ao Capitólio.
Republicano Mike Pence não vai, “em boa consciência”, apoiar Donald Trump na corrida à Casa Branca
Conclusão
Mike Pence foi vice-presidente de Dolnad Trump na Casa Branca, mas não manifestou apoio à recandidatura do ex-presidente. O afastamento entre os dois aprofundou-se depois do ataque ao Capitólio que aconteceu na sequência do resultado das últimas eleições, no início de 2021, e Pence já disse com todas as letras, em março deste ano que não apoia Trump nestas presidenciais. Mas também não disse que apoia a atual adversária dos republicanos, a democrata Kamala Harris. A frase que se ouve no vídeo que está a circular nas redes sociais é cortada e não é possível ouvir o início do raciocínio em que Mike Pence diz que “nunca poderia votar em Kamala Harris para presidente dos Estado Unidos”.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|