schema:text
| - “Este é o posto da GNR de Vila Velha de Ródão…Está assim há dois anos”, garante-se num post no Facebook, datado de 3 de abril. A imagem que mostra o edifício com o telhado em avançado estado de degradação foi partilhada centenas de vezes nos últimos dias.
Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão confirma que o telhado do posto da GNR do município “colapsou em janeiro de 2021“. Informa ainda, que depois do sucedido, desde março de 2o21, os militares da GNR permanecem na Casa Laia, propriedade do município.
“Foi uma alternativa encontrada pela autarquia para continuar a garantir a segurança da população do concelho e assegurar que os militares da GNR possam continuar a poder desempenhar aqui o seu serviço, em condições de segurança e dignidade”, garante a mesma fonte.
O Município de Vila Velha de Ródão refere que “tem vindo a colaborar com o Ministério da Administração Interna (MAI), nomeadamente, na execução do projeto de requalificação do referido Posto Territorial da GNR e já demonstrou a sua disponibilidade para colaborar e até comparticipar a realização das referidas obras de requalificação”.
Perante as restantes questões enviadas, a autarquia defendeu que deveriam ser remetidas ao MAI, “uma vez que é esta a entidade de tutela da GNR e responsável pelas instalações em causa”. O ministério em causa não respondeu até ao momento ao Polígrafo.
Fonte oficial da GNR confirmou as informações avançadas pela Câmara Municipal e indica que a “reparação do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão está prevista no Decreto-Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, encontrando-se em curso as diligências processuais para que se proceda à sua recuperação”.
Acrescenta que o projeto de execução elaborado pelo Município, “já foi avaliado pela GNR estando agora a ser avaliadas as especialidades pela SGMAI”.
__________________________
Avaliação do Polígrafo:
|