schema:text
| - Não é verdade que seja do apresentador Silvio Santos o caixão que aparece dentro de um carro funerário em um vídeo difundido por publicações enganosas nas redes sociais. A gravação, na realidade, retrata o velório de um político na Paraíba, em 2023.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (19).
[Vídeo mostra chegada do caixão de Silvio Santos para o velório]
Posts enganam ao compartilhar um vídeo com imagens de um caixão dentro de um carro fúnebre como se retratasse o velório do apresentador Silvio Santos, que morreu no sábado (17), aos 93 anos.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou gravações de ângulos diferentes (confira aqui e aqui), que permitiram atestar que as imagens, na realidade, mostram o velório de Josaildo Freitas, então vice-prefeito da cidade de Damião (PB), em 17 de agosto de 2023. Freitas foi vítima de um acidente automobilístico no Piauí.
No vídeo difundido pelas peças enganosas, é possível ouvir uma voz que menciona a chegada da prefeita Simone de Azevedo (PSB) à Câmara Municipal de Damião, onde ocorreu o velório.
Além disso, o carro fúnebre que aparece no vídeo é da rede Uniplan, uma empresa de assistência funerária que está presente em três estados do Nordeste (RN, PB e PE), mas não em São Paulo, onde Silvio Santos foi enterrado no domingo (18).
O velório do apresentador não foi aberto ao público. Imagens tomadas à distância e difundidas pela imprensa mostram que o caixão de Silvio Santos estava lacrado e envolto em um tecido preto.
O caminho da checagem:
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos localizou o vídeo original retratando o velório de Josaildo Freitas, vice-prefeito da cidade de Damião (PB), em agosto de 2023. Informações presentes no vídeo viral permitem identificá-lo como sendo do velório de Freitas.
Por outro lado, imagens feitas de longe do velório de Silvio Santos, fechado ao público e restrito para amigos próximos e familiares, mostram que o caixão do apresentador estava envolto em um tecido preto, o que difere do vídeo difundido nas redes.
|