schema:text
| - Vídeo antigo cita nota técnica de 2022 contra vacina como se fosse atual
É distorcida uma publicação que usa notícia de janeiro de 2022 do Jornal da Band sobre nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde de Jair Bolsonaro a favor do uso da cloroquina para tratar a covid-19. O conteúdo é compartilhado como se a publicação oficial fosse atual.
O vídeo usa imagem de apresentador Felipe Vieira do Jornal da Band que diz: "Em uma nota técnica, o Ministério da Saúde diz que a cloroquina funciona e que as vacinas não. O documento contraria especialistas ouvidos pelo próprio ministério".
Nas imagens também há um texto sobreposto ao vídeo do telejornal com as frases: "E agora, em quem acreditar? Será que eles vão querer fechar o Ministério?" e "Uma pergunta, você tem coragem de vacinar seu filho?".
Fazendo uma busca simples no Google, a reportagem encontrou a matéria original que foi tirada de contexto no Kwai —ela foi transmitida em 22 de janeiro de 2022.
A nota foi emitida pelo ex-secretário de tecnologia do Ministério da Saúde, Hélio Angotti. Na época, a Anvisa respondeu mais uma vez que os imunizantes são seguros e que o chamado kit covid não tem nenhuma eficácia comprovada contra a doença.
Assista o vídeo na íntegra:
Na publicação distorcida, o vídeo é cortado antes de o jornalista falar que o Ministério também tinha ido contra à OMS e suas recomendações e que tinha causado "estranheza à Anvisa".
Viralização. O vídeo que circula recentemente foi publicado em 21 de janeiro de 2023. Até a manhã de hoje (10), a postagem soma 238,2 mil visualizações; 19,7 mil curtidas; 1,4 mil comentários e 13 mil compartilhamentos.
Tratamentos comprovados
- A OMS recomenda seis opções de tratamento comprovadas para pacientes com covid-19: três evitam internação em pacientes de alto risco e três atuam em casos graves ou críticos, nenhuma prevê o uso de cloroquina;
- A Anvisa já liberou o uso de nove tratamentos diferentes no Brasil --desses, seis seguem aprovados e três foram revogados ou suspensos-- nenhum prevê uso de cloroquina;
- Três medicamentos foram incorporados no SUS pelo Ministério da Saúde desde 2021, a cloroquina.
Ministra da saúde é Nísia Trindade
A atual ministra da saúde, no governo Lula, é Nísia Trindade, primeira mulher a ocupar o cargo. Em seu discurso de posse, ressaltou a importância da vacinação: "Temos muita convicção na proteção das vacinas e lembro os brasileiros de completarem o esquema vacinal".
|