| schema:text
| - Não é verdade que o empresário Elon Musk publicou no X provas da vitória de Jair Bolsonaro (PL) sobre Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2022, como fazem crer posts nas redes. O post, feito por um perfil anônimo, usa uma imagem fora de contexto da parcial da apuração do primeiro turno no estado do Paraná, o que não comprova qualquer fraude.
Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 8.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (19) e 1.500 curtidas no Instagram. A peça descontextualizada também circula no X.
Elon postou hoje no X. Bolsonaro ganhou no primeiro turno! Sempre soube! Olhem o que o Elon Musk postou nas redes sociais do mundo todo! Xi… vai dar confusão.
Ao contrário do que alegam os posts enganosos, o print que circula fora de contexto não prova que o ex-presidente venceu aquele pleito. O momento em que Bolsonaro aparece à frente de Lula, com 55% dos votos, é referente à votação conquistada pelo candidato do PL no Paraná no primeiro turno. O trecho foi retirado de uma transmissão da Jovem Pan News, no YouTube, no dia 2 de outubro de 2022.
Na ocasião, o apresentador do programa, Adalberto Piotto, comentava que havia novidades na parcial da apuração. Ao atualizar os dados, o telão mostrou inicialmente a votação no Paraná e, depois, a contabilização a nível nacional (veja abaixo).
Ainda que no último sábado (15) Musk tenha compartilhado em seu perfil no X um post que pede o impeachment do presidente Lula (PT), a peça viral sobre uma suposta fraude eleitoral não foi publicada por uma conta oficial vinculada ao empresário ou a uma de suas empresas. Em buscas manual e avançada no X, Aos Fatos não identificou qualquer publicação com esse conteúdo.
O perfil que supostamente publicou a desinformação já não está mais disponível na plataforma.
Peças que mencionam uma suposta fraude eleitoral nas eleições de 2022 voltaram a circular após a PGR (Procuradoria-Geral da União) denunciar na noite de terça (18) Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca reversa e identificou que o print compartilhado pela publicação enganosa havia sido retirado de uma transmissão ao vivo da Jovem Pan News, no canal da emissora no YouTube, no dia 2 de outubro de 2022. Em busca avançada no X, a reportagem não localizou nenhum post com o conteúdo nas contas de Musk ou de suas empresas.
|