schema:text
| - “Criança de 13 anos, forçada a ser vacinada”, pode ler-se na legenda do vídeo que rapidamente se tornou viral nas redes sociais. No clip, vê-se a adolescente espanhola a chorar e a gritar, enquanto as enfermeiras a tentam acalmar. Vários internautas alegam que a jovem foi forçada a tomar a vacina para o novo coronavírus.
Mas será assim?
Não. A própria adolescente desmentiu a situação num vídeo publicado em agosto na rede social TikTok. “Eu queria vacinar-me. Ninguém me estava a forçar”, começou por dizer.
“Eu tenho uma fobia muito grande e, por isso, parece que me estão a forçar, mas não. Eu queria levar a vacina. Se não quisesse, tinha-me ido embora”, explicou a adolescente.
Houve múltiplas questões sobre o piercing que a adolescente tem no umbigo, uma vez que é feito também com uma agulha: “O piercing que tenho no umbigo foi para combater esta fobia. Mas assim como pus o piercing, também levei a vacina.”
A jovem foi questionada sobre o que a levou a partilhar o vídeo nas redes sociais e explicou que esperava receber “mensagens de apoio”. Contudo, o resultado foi outro e recebeu inúmeras mensagens de ódio. A jovem apagou entretanto a gravação do seu TikTok.
__________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|