schema:text
| - Calendário que prevê vacinação de público até os 18 anos em SP é falso
É falso um calendário que circula no WhatsApp contendo datas de vacinação da população até os 18 anos em São Paulo. Ainda não há previsão oficial para a imunização desta faixa etária contra a covid-19 no estado. Segundo o site Vacina Já, que contém o cronograma oficial do governo estadual, até 17 de agosto há previsão de vacinar o público-alvo entre 45 e 49 anos. Até a tarde desta sexta-feira (28), não havia datas posteriores de imunização.
A mensagem falsa inicia com a frase "acelerou, gente" e se apropria do "Acelera São Paulo", bordão usado pelo governador João Doria (PSDB) em campanhas eleitorais. O conteúdo indica que a imunização de pessoas com 54 anos se iniciaria em 6 de maio. No entanto, há dois dias Doria anunciou que a faixa entre os 45 e 54 anos será vacinada apenas em agosto.
O cronograma falso também apresenta datas organizadas apenas por faixas etárias e ignora pessoas com comorbidades e categorias incluídas na lista prioritária de vacinação, como profissionais da educação.
Nesta sexta-feira (28), o estado iniciou a vacinação para pessoas com deficiência permanente, pacientes de comorbidades que tenham entre 40 e 44 anos e trabalhadores de aeroportos.
Não é a primeira vez que um calendário falso de vacinação circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Desde o início da imunização contra a covid-19 no país, o UOL Confere já registrou mensagens contendo dados falsos ou mesmo antigos e descontextualizados. Também já foi desmentido um calendário nacional que previa a vacinação de todos os jovens do país até agosto.
Por email, a secretaria de comunicação do governo paulista reiterou que cronogramas falsos são recorrentes: "As fake news sobre falsos calendários de vacinação circulam desde janeiro deste ano, sempre no mesmo formato, com ajustes nas datas conforme o ano avança".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
|