| schema:text
| - Desde fenoxietanol (“anti-congelante”) e alumínio (“neurotoxina”), até soro fetal bovino (“sangue de vaca abortada”), células MRC-5 (“bebés humanos abortados”) e fosfato de potássio (“fertilizante líquido”), passando por fosfato de sódio (“tóxico para qualquer corpo”), proteína de levedura (“cogumelo”) ou formaldeído (“agente cancerígeno, embalsamador”), entre outros supostos ingredientes das principais vacinas contra a Covid-19, produzidas pelas empresas Moderna, Pfizer/BioNTech e AstraZeneca.
Esta lista de igredientes é verdadeira?
Na composição da vacina da Moderna, divulgada na página da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos da América (EUA), encontramos apenas um dos ingredientes da lista que está a circular nas redes sociais. Mais concretamente, a sacarose, ou açúcar.
A sacarose também está identificada como componente das outras duas vacinas.
No que concerne à vacina da Pfizer/BioNTech, além da sacarose encontramos um outro igrediente da lista, o cloreto de potássio. E na vacina da AstraZeneca também há um outro ingrediente da lista, o Polisorbato 80.
De resto, é tudo falso.
No âmbito de uma publicação parecida que o Polígrafo verificou recentemente, Celso Cunha, virologista e professor no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, garantiu então que “todos os ingredientes descritos para as vacinas já foram amplamente testados e a sua segurança é inquestionável atualmente. Alguns deles são mesmo ingeridos por nós todos os dias quando nos alimentamos”.
__________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|